O Hospam registrou, só entre a última sexta (26) e sábado (27), quatro óbitos por Covid-19. Uma das vitimas que estava internada há seis dias no hospital, Dona Maria Quitéria, de 82 anos, chegou a ser transferida às pressas para Caruaru, antes de falecer [veja aqui]. Ela foi a 10ª vítima do vírus em Serra Talhada.
Em entrevista ao Programa Farol de Notícias, na rádio Vilabela FM, o diretor do Hospam João Antônio Magalhães chegou a revelar que 17 pessoas lotaram a ala Covid-19 nas últimas semanas de uma só vez, e alguns pacientes tiveram que ficar em poltronas. Diante o rápido crescimento nas internações por coronavírus, o Hospam ampliou ? além da ala de UTI e enfermaria ? o setor de necrotério, inclusive alugando um contêiner.?Necrotério, temos 2 necrotérios e a gente só tinha um. Infelizmente parece até uma coisa, digamos assim macabra, mas a gente teve que fazer a locação de um contêiner que cabe até quatro corpos para poder receber esses cadáveres provenientes da UTI covid da gente?, lamentou João Antônio.
ÓBITOS CRESCENDO
Até a última sexta (26), o Hospam havia contabilizado 16 óbitos por Covid-19, entre pacientes de Serra Talhada e também da região. ?Até ontem [sexta, 26] nós tínhamos confirmados 16 óbitos no Hospam, na unidade respiratória, 9 sendo de Serra Talhada, 2 de Carnaíba, 1 de Triunfo, 1 de Flores, 1 de Calumbi, 1 de Floresta e 1 de Tavares na Paraíba. Tivemos 95 internamentos nestes 3 meses e já foram atendidos no total 1.003 pacientes adultos na emergência, 53 crianças e 2 gestantes?, detalhou João Antônio Magalhães.
CRESCE A DEMANDA DE PACIENTES DE SERRA
O diretor do Hospam também detalhou que, com o avanço do vírus na cidade, vem observando uma alta na procura de atendimento na ala respiratória por parte da população de Serra Talhada. ?Hoje a demanda maior na ala da Covid-19 e no Hospam inteiro é de pacientes de Serra Talhada. Quado se faz um levantamento, tanto no quantitativo de pacientes atendidos em emergência, como de internamento e óbitos, a maioria é de pacientes de Serra Talhada?, pontuou.
JÁ ESTÃO CHEGANDO EM ESTADO GRAVE
?Na semana passada [na ala covid-19] tínhamos 17 pacientes e tivemos que colocar eles em poltronas. O perfil dos pacientes já estão chegando grave, muitas vezes chegam andando e quando se vai ver a saturação, que é o nível de oxigênio no organismo, já está em 80% a 90%. Quando o normal é para estar em 98% a 100%. Então, é grave. A situação não é brincadeira. Por isso decidimos fazer essa readequação?, relatou o diretor do Hospam.
Visitas: 19179655
Usuários Online: 1