Na manhã desta quinta-feira (22), a Polícia Civil de Pernambuco deflagrou a Operação Toca tendo como alvo os suspeitos de envolvimento nos crimes de homicídio, tráfico de drogas e tortura. A operação cumpriu 44 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão domiciliar. De acordo com informações da polícia, os líderes da organização criminosa atuavam de dentro do sistema prisional e exerciam comando sobre os demais de dentro da cadeia, além de realizarem atividades relativas à administração da facção criminosa, incluindo o tráfico de drogas e ordens para matar e torturar pessoas.
Ao todo, foram expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR), cerca de 71 mandados. As ordens judiciais foram cumpridas por 200 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, além da ajuda de cães farejadores.
Os suspeitos e os materiais apreendidos na ação foram encaminhados à sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife.