Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Jornalismo Cooperativista de Pernambuco, que irá premiar as melhores matérias e reportagens sobre o cooperativismo estadual. O prêmio é uma realização do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Pernambuco (OCB/PE) e irá selecionar os destaques das seguintes categorias: Impresso/Digital, Radiojornalismo, Telejornalismo e Jornalismo Cooperativo. As inscrições são gratuitas.
A iniciativa busca reconhecer e valorizar matérias e reportagens sobre o cooperativismo, escritas por jornalistas que atuam em veículos de comunicação voltados ao grande público (blogs, sites, revistas, rádio, TV) ou em assessorias de cooperativas. Os jornalistas deverão escolher um dos seguintes temas para trabalhar: “O Desenvolvimento do Cooperativismo em Pernambuco” ou “O Cooperativismo Transformando Vidas”. Podem participar do concurso, jornalistas de todo o Brasil, desde que o material inscrito utilize, como fonte, pelo menos, uma cooperativa pernambucana.
Os três classificados de cada categoria receberão vaga em programa de inovação do Sescoop/PE e os vencedores firmarão um contrato com o Sistema OCB/PE no valor líquido de R$ 2.500,00, para cada categoria, e receberão troféu alusivo. O contrato inclui a entrega de dois textos sobre cooperativismo dentro do formato escolhido pelo jornalista para a inscrição no prêmio.
Esse é o primeiro concurso da OCB/PE com essa proposta, que contemplará matérias produzidas e veiculadas de 05 de outubro de 2021 a 11 de fevereiro de 2022. Um dos destaques da premiação é a categoria Jornalismo Cooperativo, destinada, exclusivamente, a jornalistas que atuam em cooperativas, sejam contratados ou terceirizados. Para essa categoria, os jornalistas deverão entregar produções veiculadas em site ou em material impresso, incluindo house organs.
Outro requisito a ser observado é que as fontes, nas matérias, devem contemplar somente cooperativas regulares, ou seja, devidamente registradas na OCB/PE e em dia com suas obrigações legais. Isso assegura que os jornalistas dêem visibilidade a empresas cooperativas que cumprem a legislação, contribuindo para que a informação levada ao público seja de fonte confiável e legal. Para saber se uma cooperativa é regular, os jornalistas poderão entrar em contato com o Sistema OCB/PE, a qualquer tempo, pelo e-mail: vanessa.souza@sistemaocbpe.
Visitas: 19184690
Usuários Online: 1