Várias ruas de Terra Nova-PE seriam alagadas, inclusive uma área do Centro, caso ocorresse um rompimento da Barragem Senador Nilo Coelho, principal reservatório hídrico do município. Isso é o que demonstra um estudo técnico elaborado recentemente pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco.
O objetivo do estudo é dar suporte ao desenvolvimento de um plano de contingência numa hipótese de ruptura da barragem. Em 2019, uma Inspeção de Segurança Regular (ISR) do reservatório constatou o Nível de Perigo Global da Barragem (NPGB) em estado de Emergência (nível 3).
Considerando isso, a APAC recomendou o esvaziamento da barragem, o que causou apreensão em agricultores da região, que usam a água em plantios. Assim, a APAC e a Secretaria de Infraestrutura concordaram em manter o reservatório com baixo nível de água até ser realizada uma obra de recuperação no local.
A secretaria já está elaborando um projeto de recuperação da barragem, que deve ser finalizado este mês. Apesar de o dique está com 20% de sua capacidade total, o problema requer o máximo de atenção devido o aumento das chuvas, que podem aumentar o risco de rompimento.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Visitas: 19181011
Usuários Online: 1