A agência do Banco do Nordeste de Floresta, situada no Polo do Sertão de Itaparica Pernambuco, contratou recentemente 12 operações do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Foram as primeiras operações contratadas pelo programa, os valores somados chegam 621 mil, que serão para a compra de terras e de outros itens necessários para viabilizar a produção de 12 famílias membros da Associação de Juazeiro dos Cândidos no município de Inajá - PE.
O Gerente Geral da agência do BNB Floresta, Rogério Ramos, destacou a importância do Programa que é inovador em função de permitir pela primeira vez, o acesso de forma individual do crédito para acesso à terra, gerando oportunidade e fortalecimento da agricultura familiar, promovendo qualidade de vida, geração de renda, segurança alimentar e sucessão no campo para os agricultores familiares.
O Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo, coordenador do Programa de Desenvolvimento Territorial – (PRODETER-BNB), destacou que o Banco está à disposição dos municípios e parceiros para divulgação do Programa Terra Brasil, Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF, que se trata de uma política pública complementar a reforma agrária, uma vez que possibilita a aquisição direta de imóveis particulares, produtivos e regularizados, que não sejam passíveis de desapropriação, com áreas abaixo de 15 módulos fiscais. O objetivo principal do programa é o acesso à terra, ou seja, a aquisição da propriedade rural com condições subsidiadas aos pequenos agricultores, além de contribuir para redução da pobreza rural.
Texto e fotos: AD: Adelmo Azevedo/Divulgação BNB-Floresta-PE
Maiores informações sobre o Programa Terra Brasil: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/agricultura-familiar/credito
Visitas: 19184449
Usuários Online: 1