Nesta sexta (11), realizamos coletivamente a visita institucional a Unidade Básica de Saúde Caetano II, ação motivada por queixas dos usuários das comunidades assistidas.
Recebidos pela servidora efetiva e responsável técnica pela unidade, Enfª. Amanda Viana, vistoriamos os espaços, equipamentos, insumos, dialogamos com a equipe de saúde e especialmente os usuários do serviço, presentes naquele momento.
A acolhida de Amanda e sensibilidade pela importância da nossa passagem é digno de louvor. Apesar do empenho da equipe, ainda há muito o que evoluir para garantir serviço público de qualidade, ampliar o atendimento médico, prover com equipamentos como tensiômetro pediátrico, insumos suficientes são exemplos de melhorias para a UBS Caetano II.
Chamou nossa atenção as queixas e a não disponibilidade de médico 40 h/semanais, assim como presume a Política Nacional da Atenção Básica. Até então, o médico de uma outra unidade da zona rural atende 4 dias da semana, uma média de 15 pacientes por dia. Muito aquém do que a comunidade que precisa madrugar para agendar o atendimento que precisa.
Nossas atividades seguem com o intuito de qualificar as políticas públicas do município. Oficialmente comunicaremos os órgãos competentes para a tomada de providências frente as fragilidades identificadas.
Nossa gratidão a equipe de saúde da UBS Caetano II.
Logo visitaremos outros setores públicos do município.