Na reunião da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) da última terça (15), o deputado estadual Fabrizio Ferraz propôs a consolidação da paz entre as famílias de Floresta, no Sertão de Pernambuco. Ele se referiu aos conflitos históricos entre os clãs Ferraz e Novaes, além da briga entre os Marques e os Souza.Ferraz defendeu a consolidação de um acordo de paz entre as famílias florestanas. Na presença do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, do comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, Vanildo Maranhão, e do chefe da Polícia Civil, Nehemías Falcão, Ferraz pediu que o Estado seja o principal interlocutor nessa negociação.
?Neste período de quarentena no Sertão, fui procurado por várias pessoas e a vontade de estabelecer uma trégua definitiva nessas disputas ficou evidente. É um desejo antigo da população que clama por uma convivência pacífica. A presença do Estado, como principal intermediador, irá permitir que a gente avance nesse diálogo. Não há dúvidas de que com um acordo de paz selado, todos sairão ganhando. Os índices de violência na região sofrerão redução e todos nós, o Estado e o povo sertanejo, seremos beneficiados? , afirmou Ferraz.
O deputado lembrou o diálogo entre as famílias já aconteceu anteriormente, porém não sem avanço positivo. Ferraz reforçou que somente com a presença efetiva dos órgãos de operação do Estado, entidades religiosas e demais entidades competentes, será possível a consolidação desse entendimento. ?Estamos falando de uma disputa que perdura há décadas e que prejudicou a todos por muitos anos. É um assunto que requer cuidado?, disse.
O parlamentar destacou a criação da Comissão de Segurança Pública da Alepe, que foi aprovada nesta quarta-feira (15) na Alepe e deve ser instalada na Casa Legislativa neste segundo semestre.?O apoio de todos os Poderes será fundamental para que possamos, finalmente, chegar a um consenso. Os tempos são outros, nossas famílias merecem e precisam viver em paz?, disse Fabrizio Ferraz.
Guerra entre famílias
Floresta, no Sertão de Itaparica, é marcado por um passado de conflitos históricos. Até hoje permanece sendo o principal palco do embate entre as famílias Ferraz e Novaes. Apesar da significativa redução de mortes por conta da lendária briga envolvendo as duas famílias, o clima na cidade ainda é de tensão, segundo o parlamentar. A política entre os clãs existe. Outra conhecida rivalidade, que segue até os dias de hoje, envolve as famílias Marques e Souza, na mesma região.