As Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) Irnero Ignacio, em Serra Talhada, e a Professora Ione Góes Barros, em Afogados da Ingazeira, ambas situada no Sertão de Pernambuco, receberam, nesta quinta (05) e sexta-feira (06), respectivamente, a visita do secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros, e do governador do Estado Paulo Câmara, em uma ação do Governo Presente. Nas duas ocasiões, os gestores conversaram com estudantes e conheceram as equipes docentes das duas unidades de ensino.
A primeira a ser visitada foi a EREM Irnero Ignacio, na quinta-feira. Na ocasião, o governador e o secretário foram recebidos por estudantes egressos da Rede que foram aprovados em instituições públicas de ensino superior. Guilherme dos Santos Pereira, de 18 anos, aprovado em medicina na Universidade de Pernambuco (UPE), foi um deles. No dia, o então universitário se emocionou ao fazer a recepção.
"A minha jornada foi muito dura, sem muitos acessos, mas quando a gente corre atrás e tem o suporte que a minha escola deu, tudo é possível. Receber o governador é um reconhecimento a toda essa minha luta. Eu moro numa área em que até a metade do ano passado não tinha internet, e hoje dou um grande passo entrando para um curso superior. E agradeço muito as oportunidades que o governo de Pernambuco me deu", disse o jovem.
De lá, o secretário e o governador foram até a cidade de Flores, na mesma região, para conhecer a Escola Municipal EREF Onze de Setembro, reformada e ampliada recentemente com verba do governo estadual. Na sexta-feira, foi a vez da EREM Professora Ione de Góes, em Afogados da Ingazeira, receber os gestores com muita festa.
Para encerrar a visita ao Sertão, Marcelo Barros conheceu as dependências e todos os servidores que compõem a Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Pajeú, situada na mesma cidade.
"O governador Paulo Câmara é o que mais investiu na educação e os resultados estão aí: temos a maior rede de ensino em tempo integral do Brasil, a escola mais atrativa do país, entre outros índices. E esses estudantes fazendo medicina e outros cursos em universidades públicas e no exterior coroa o esforço que tem sido feito pelo governo do Estado", frisou Barros.
De acordo com a gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Alto Pajeú, responsável pelas escolas, Socorro Amaral, receber a comitiva em uma ação que envolve cidadania para os moradores é um prazer enorme. “As nossas escolas se prepararam para esse momento com muito carinho, e a gente só tem a agradecer por essa visita tão importante que nos dá mais ânimo para continuar o nosso trabalho", declarou Socorro Amaral.
Visitas: 19180947
Usuários Online: 1