Gonzaga Patriota está mobilizando parlamentares do Nordeste para que votem contra a Medida Provisória 1052, editada pelo Governo Federal com o objetivo de incentivar parcerias público-privadas (PPPs), em detrimento da arrecadação dos bancos que gerem os Fundos Constitucionais de Financiamento, a exemplo do Banco do Nordeste (BNB).
Deputados do Nordeste e das outras regiões afetadas, Norte e Centro-Oeste, criticam a proposta, uma vez que o governo modificará as taxas e encargos devidos aos bancos administradores dos Fundos Constitucionais – do Nordeste (BNB), da Amazônia (Basa) e do Brasil (BB). Na prática, esses bancos terão menos recursos para investimentos no desenvolvimento regional.
“Essa Medida Provisória é um desserviço ao Nordeste. Ainda tem gente que diz que o Governo Bolsonaro tem algum compromisso com a nossa região. Esvaziar o BNB, significa um duro golpe no desenvolvimento regional. Um banco público que é fundamental no financiamento do setor produtivo, dos pequenos e médios negócios, do microcrédito, não pode ser extinto”, protesta Gonzaga.
O deputado ainda ressalta que os bancos regionais cumprem um importante papel estratégico como instrumentos de política econômica e social, diferente dos bancos privados, cujo único foco é no aumento dos lucros a qualquer custo.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Visitas: 19177372
Usuários Online: 1