O deputado federal Gonzaga Patriota está mobilizando forças para evitar que Pernambuco perca o ramal da Ferrovia Transnordestina. A obra é de suma importância para o desenvolvimento do Estado, sobretudo o município de, Salgueiro que poderia receber um porto seco, gerando centenas de empregos. Recentemente, durante live do Jornal Valor, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou que Pernambuco não terá mais a rota.
Gonzaga reagiu. “Essa será uma grande obra, não apenas para Pernambuco, mas para o Brasil. A Ferrovia Transnordestina, com quase 1.800 quilômetros, foi planejada para ligar três estados do Nordeste – Piauí, Pernambuco e Ceará – aos principais portos da região: Suape (PE) e Pecém (CE). Esse é um projeto de grande dimensão e Pernambuco não pode ficar de fora, até porque está na Lei. Lamento a declaração do ministro Tarcísio e vou lutar para que Pernambuco não perca esse investimento”, disse.
Tarcísio argumentou que não existe viabilidade para fazer a conexão da ferrovia até o Porto de Suape, mesmo com parte dos trilhos já colocados em Pernambuco até Arcoverde. O Governo Federal pretende concluir a Transnordestina somente até o Porto de Pecém, no Ceará. Entretanto, a lei que criou a Ferrovia Transnordestina (nᵒ 9.060/1995), oriunda de projeto de Gonzaga, incluiu a ligação Salgueiro-Araripina na rota.
O deputado lembra que em abril deste ano o ministro se reuniu com o governador Paulo Câmara, que expôs as ações de Pernambuco para a retomada das obras, como obtenção dos licenciamentos e desapropriações. Tinha como objetivo demonstrar a viabilidade da conclusão até Suape. Na época Tarcísio falou que estava concluindo um trabalho de reavaliação da obra para definir as alternativas. Agora diz que o Estado não terá mais o ramal.
Da redação do Blog Alvinho Patriota
Visitas: 19177447
Usuários Online: 1