Rosa Maria de Souza é vereadora pelo Partido Social Democrático - PSD. Mulher florestana, nasceu em 4 de março de 1963. É filha dos saudosos Luiz Gonzaga de Souza (em memória) e Maria do Socorro de Sá Souza (em memória). Professora por missão, servidora pública estadual aposentada, é formada em Letras e Especialista em Programação do Ensino de Língua Portuguesa.
Durante a sua trajetória profissional, lecionou em instituições de ensino públicas: Escola Nossa Senhora Aparecida, em Petrolândia, Creche Municipal (da qual foi uma das fundadoras) e Escola Júlio de Mello, ambas em Floresta. Exerceu a docência por mais de três décadas, contribuindo com a aprendizagem de centenas de crianças e jovens florestanos.
Sua história de vida e profissional se confunde com a formação para a cidadania. Educar, para Rosa Souza, é um verdadeiro ato político e humanizador.
Movida pela ausência de mulheres engajadas no universo político, assim como pelos ideais e trajetória política do irmão Alberto Carlos de Souza - Beto Souza – o eterno Braúna do Riacho do Navio, conhecido como vereador do povão e da pobreza, eleito cinco vezes como vereador, que disputou as eleições municipais de 2020 para o cargo de vereadora. Nesta ocasião, 1039 eleitoras e eleitores confiaram em seu projeto político, tornando-a candidata com a maior votação da história política florestana a ser conduzida à casa do povo e da cidadania, como também a única representante mulher a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores para o mandato de 2021 a 2024.
Rosa Souza assegura que o trabalho prestado pelo irmão Beto Souza jamais será esquecido, e que ele é o verdadeiro combustível que lhe move a dar continuidade ao seu projeto político em favor dos menos favorecidos. E é com o coração cheio de fé, esperança, coragem, responsabilidade e compromisso, que assume esse novo desafio em sua vida, em lutar por dignidade e dias melhores, colocando-se sempre à disposição do povo de Floresta.