Sobradinho: profissionais de saúde, um idoso e um indígena são os primeiros vacinados contra a Covid 19
Após receber as primeiras doses da vacina Coronavac na manhã desta terça feira (19), a Secretaria de Saúde de Sobradinho realizou um ato simbólico da vacinação, imunizando representantes do grupo prioritário da campanha: profissionais de saúde, idoso do Abrigo Pedras Preciosas e povos indígenas.
O município recebeu um total de 204 doses da vacina nesta primeira remessa, e irá imunizar os profissionais de saúde que estão atuando diretamente com a covid 19, idosos do abrigo e indígenas
"Nós temos aproximadamente 450 profissionais de saúde na rede. Nossa intenção era disponibilizar a vacina para todos eles, mas diante do número reduzido nesta primeira remessa, vamos priorizar os profissionais que atuam com pacientes da infecção, que são os lotados no Hospital Municipal e no Centro de Covid, eles que fazem o primeiro atendimento. Também vamos vacinar com este lote, os 18 internos do Abrigo Pedras Preciosas e parte dos indígenas da comunidade. Temos cerca de 90 indígenas, mas, neste primeiro momento, foram destinadas 46 doses para este público" esclareceu a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan.
A primeira pessoa a se vacinar no município, foi a Auxiliar de Serviços Gerais que trabalha no Centro de Covid 19, Juliana Maria, de 43 anos. Ela se emocionou e falou do sentimento de receber a imunização tão esperada por todo o mundo.
“Para mim isso representa uma grande Vitória. Estou muito feliz em ser vacinada contra esse mal que vitimou tantas pessoas em todo mundo. Minha torcida agora é para que a vacina chegue o quanto antes para todas as pessoas. Precisamos urgentemente eliminar esse vírus do nosso meio. Acredito que foi dado o ponta pé inicial para a eliminação da Covid 19. Sou grata a Deus pela vida, e por essa conquista”, declarou Juliana.
Além de Juliana, foram vacinados, o representante dos povos indígenas da Tribo Truká Pedro Antônio, a Técnica de Enfermagem da ala de Covid do Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres, Ana Paula, e Seu Francisco de Assis, do Abrigo Pedras Preciosas.
A partir de amanhã (20), a Secretaria de Saúde dará continuidade ao Plano de Vacinação contra a Covid 19 no município.
"Daremos sequencia a imunização do público estabelecido pelo nosso plano, na expectativa de recebermos as próximas remessas da vacina e assim alcançarmos mais pessoas. Em seguida, iremos vacinar, em domicílio, os idosos acima de 80 anos, que estejam acamados até conseguirmos a graça de atender a toda a população. Já estamos também preparados para aplicar a segunda dose nos usuários que receberão a vacina nesta primeira etapa. Quero aqui destacar a importância do SUS, da ciência, dos profissionais de saúde na luta contra esta pandemia que dizimou tantas vidas", ressaltou Maysa Sanjuan.
O Prefeito Regis Cleivys Sampaio participou do ato e também declarou sua emoção em viver este dia esperado e histórico para os sobradinhenses.
"Há quase um ano fomos surpreendidos com este inimigo poderoso e vivemos dias muito difíceis, de dor, perdas, aflição e muita luta para combatermos a pandemia. A gestão do ex-prefeito Luiz Vicente se antecipou às medidas de prevenção, as medidas restritivas, para proteger nossa população e controlar a propagação do vírus. Uma luta árdua. Não imaginávamos contar com uma vacina neste espaço de tempo, mas a ciência deu uma resposta rápida e hoje temos vacinas. Este momento é histórico e muito forte para todos nós. Quantas pessoas não venceram a luta contra o novo coronavírus? quantas famílias perderam seus entes para esta infecção? Neste momento quero me solidarizar com estas famílias, passar uma mensagem de esperança para nós que teremos a graça de tomar a vacina e quero também pedir a população de Sobradinho que mantenha as recomendações sanitárias, do uso da máscara, da higienização das mãos e do distanciamento social. A vacina é uma gloria, uma misericórdia de Deus, mas a luta continua! Que Deus nos proteja", concluiu o gestor.