Minha professora uma vez me disse "Você não precisa estar em um local específico para estudar, quem quer aprender, aprende em qualquer lugar" e acredito que essa frase se encaixe perfeitamente no cenário atual.
Nós vivemos em um mundo tecnologicamente avançado, centenas de informações percorrem as telas de nossos celulares, TVs e computadores a cada segundo que passa. Então, por que não usar toda essa tecnologia para auxiliar os estudantes nessa época de quarentena? Afinal, perder o foco não chega nem a ser uma opção.
Se pararmos para refletir, a jornada de um estudante se iguala a percorrer uma longa estrada a pé, se você parar de caminhar as oportunidades passam direto e você nem tem a chance de pegar uma carona nelas depois.
Portanto, foi iniciativa de muitas escolas, inclusive da minha, o uso da Internet para manter a produtividade dos alunos.
Professores, juntamente com a coordenação, têm se empenhado todos os dias para que a aprendizagem aconteça.
Seja disponibilizando conteúdos online, passando listas de exercícios, disponibilizando e-books para que os alunos possam manter o hábito da leitura, fazendo lives... enfim usando de todos os recursos possíveis para que o foco não seja perdido e para que a educação prevaleça, mesmo em tempos tão difíceis. O objetivo disso tudo é realmente evitar ou ao menos atenuar qualquer tipo de atraso na vida escolar dos estudantes, porque o Enem e os demais vestibulares não vão nos esperar, então cabe a nós educandos correr atrás do prejuízo.
A quarentena, em síntese, representa o distanciamento das pessoas, no entanto não deixe que essa situação te distancie de quem você é ou deseja ser, sei que pode provocar um sentimento de pânico, ver o que está acontecendo com o mundo e com as pessoas, porém o medo não pode ser um fator dominante para sua vida.
Persiga o conhecimento, seja como for, é ele que tira você de onde você está e te leva para onde você quer ir.