Erguida a quase dois séculos, a Igreja Nossa Senhora do Patrocínio e a comunidade católica do lugar, pôde enfim, comemorar o tão aguardado tombamento pelo CEPPC - Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, ocorrido na manhã de hoje na sede do referido colegiado, que fica na Casa dos Conselhos, Cidade do Recife. Esse processo se arrastava desde 1986, há 33 anos, por falta de documentos que pudessem comprovar sua história e vivência na vida dos Belemitas. Foi apartir de fevereiro desse ano, que o recém nomeado Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Charles Sá, resolveu procurar os conselheiros estaduais com a finalidade de tomar ciência do processo, o que facilitou os trabalhos em busca do tombamento.
Na manhã de hoje, 05.12, ocorreu enfim, a deliberação, quando o Presidente do CEPPC, Aramis Macedo, seu Vice Presidente, Rodrigo Cantarelli e Natália, responsável por parte da cultura brasileira em Washington, nos Estados Unidos, pediram a conselheira relatora do processo de tombamento, Joana Darc, que iniciasse a sustentação oral e justificasse, aquilo que a equipe vira em Belém do São Francisco, durante a visita técnica ocorrida a 06 meses atrás, ocasião em que foram recepcionados pelo secretário local, que representou o Prefeito Licínio, em razão de outra missão oficial.
O ponto culminante do encontro, que aliás foi bastante emocionante para os cerca de 40 conselheiros estaduais que participaram da reunião, se deu quando, nos fundos da reunião, ergue-se uma jovem de nome Ana Rita, professora belemita e filha também, de um casal de professores, Dona Deta e Seu Antônio belemitas natos, que começou a cantar o hino de Belém, sem que houvesse qualquer aparelhagem de som ou que fosse combinado previamente. Tal momento se deu inclusive, quando o secretário fora convidado a acrescentar algumas histórias do referido centro de fé e religiosidade cristã; nem ele percebeu que sua conterrânea se encontrava presente. Ao vê-la entoar o hino de forma bela e contagiante, levantou-se e foi ao seu encontro contribuir com a segunda voz, o que arrancou muitos aplausos numa cena totalmente envolvente e emocionante; uma verdadeira viajem a Belém.
Ao proferir suas modestas palavras, o represente da pasta do turismo belemita fez questão de frisar que, embora sendo um evento mais ligado as questões culturais e religiosas, recebeu com muito bom grado o convite para se fazer presente, lembrando inclusive, da boa vontade do Prefeito Licínio e da Primeira Dama Regina, em contribuir para que o município sertanejo continue sua busca incessante por novos horizontes turísticos e culturais. Assim, coube ao serviçal da pasta em referência, o papel de representar ambos os profissionais e justificar suas ausências; claro que houve muita conversa e articulação para que o tombamento do monumento religioso, fosse enfim, coroado de êxito.
E por falar em patrimônios, claro que Charles vibrou com o resultado do pleito, que se deu por unanimidade, sem que houvesse uma só contestação; muito pelo contrário: muitos elogios ao município e ao brioso seu povo.
Embora saindo contente com o resultado, o secretário pediu mais ainda: que fosse iniciada novas rodas de conversas no sentido de determinar como patrimônio cultural estadual, parte do antigo casario que se localiza próximo a Igreja Nossa Senhora do Patrocínio. Pediu ainda, de forma oral, que fosse oferecida aos Belemitas, a oportunidade de também determinar como patrimônio cultural, o centenário Mercado Público e o antigo Cemitério, o que poderia facilitar o acesso a fundos financeiros voltados para conservação dessa nobre causa. Ainda fez questão de frisar a coincidência entre a data da deliberação da entrada do templo católico belemita no seleto grupo de patrimônios estadiais, com o 5° dia do novenario de Nossa Senhora do Patrocínio, que está ocorrendo na cidade, afirmando para os conselheiros estaduais, que a Santa belemita atuou na noite passada, na mente e no coracao de cada conselheiro, para que eles votassem livres, conscientes e sem vícios.
Por fim, Charles reiterou o apoio do Prefeito Licínio, agradecendo ainda, ao seu fiel amigo David Filho, que sempre o acompanha em algumas missões. Agradeceu ainda, a mesa diretora dos trabalhos e aos demais conselheiros estaduais pela calorosa recepção e o destravamento desse processo.
Finalizando o trabalhos, o Presidente do CEPPC, Aramis Macedo, disse ser possível apreciar todos os pedidos, precisando tão somente, que haja um pedido formal por parte daqueles que constroem a Terra dos Primeiros Bonecos Gigantes do Brasil, no dia a dia.
Já a convidada e responsável por parte da cultura brasileira nos EUA, Natália, convidou para que todos possam visitar os memoriais da nossa cultura naquele País.
Em contato posterior desse blog, o belemita também, fez questão de lembrar de Dona Dinorá, Pároco Pe. Jorge Borra, Dona.