O Banco do Nordeste participou nos dias 05/01 e 09/01/2024, de reuniões nos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), realizadas nos municípios de Floresta (PE) e Petrolândia (PE), eventos que contou a presença de parceiros institucionais do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Secretarias Municipais de Agricultura, lideranças de associações rurais e organizações sociais e do representante do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste – (PRODETER), Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo, da agência do BNB de Floresta – PE.
Na pauta das reuniões dos CMDRS, o agente do BNB fez a divulgação do Decreto do Governo Federal nº 11.796/2023, que trata sobre alterações da Lei nº 14.166/2021, que já permite a liquidação ou renegociação de dívidas rurais contratadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para todos os Agricultores Familiares beneficiários do Pronaf.
O agente de desenvolvimento, Adelmo Azevedo, informou que os descontos oferecidos no caso de liquidação variam entre 65% e 90%,
sobre os juros e encargos financeiros nas operações rurais que estão com parcelas atrasadas na posição de 31/10/2021, e contratadas originalmente há mais de 7 anos. No caso de o cliente optar pela renegociação da dívida, os descontos variam entre 25% a 50%, com parcelamento em 10 anos para pagar, com os benefícios da Lei nº 14.166/2021.
O Coordenador do CMDRS de Floresta, Manoel Joaquim da Silva, agradeceu a presença do agente do BNB, onde ressaltou a importância das informações divulgadas de interesses dos agricultores familiares no Conselho Municipal. “O espaço está aberto para outras instituições de desenvolvimento e fomento da agropecuária e agricultura familiar atuantes no território do Sertão de Itaparica Pernambuco”. Concluiu Manoel Joaquim.
Informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/BNB.
Visitas: 19176411
Usuários Online: 1