O professor e escritor do livro infantil “João e o Cabelo mais lindo do mundo”, o Belemita Nicácio Berfort, participará no dia 14 de junho do programa de Fátima Bernardes da Rede Globo.
Professor a 18 anos, Nicácio , encontrou na literatura infantil uma maneira de combater o racismo. Em outubro do ano passado ele lançou o livro “João e o cabelo mais lindo do mundo”. A obra, que foi escrita há três anos, conta a história de um menino negro que não aceitava os cabelos crespos e era vítima de preconceito, e foi baseada na vivência do educador na sala de aula, na sua terra natal Belém do São Francisco-PE.
Meninos e meninas que tinha o “Cabelo crespo” e não aceitavam o seu cabelo. Eu via a reclamação deles, muitos sofriam bullying. Por isso, o intuito principal do livro, afirma o professor.
No livro João passa a ter orgulho de suas características após ser inscrito por um amigo no concurso, onde recebe o título de cabelo mais lindo do mundo. Segundo o professor, a ideia do livro foi mostrar as crianças pretas que elas podem ser protagonistas, além de estimular o autoconhecimento e a aceitação.
A questão da representatividade, não tem muitos heróis pretos, protagonistas de histórias, em livros e filmes, diz o autor.
Nicácio, além de professor e escritor é também o fundador do projeto “Fazendo o bem”, que presta um serviço social as famílias carentes do município.
Seus trabalhos tornaram-se bastante conhecido, e já foram publicados na imprensa estadual e nacional, entre elas: Folha de São Paulo, Jornal do Comércio, Folha de Pernambuco, TV Grande Rio entre outros.
Por Julio Cesar
Visitas: 19180778
Usuários Online: 1