"O município de Sobradinho já está pronto para iniciar a vacinação contra a Covid 19, a partir da próxima quarta feira (20)", afirma Prefeito Regis Cleivys
A tão esperada vacinação contra o novo coronavírus se torna realidade em todo o Brasil, e o município de Sobradinho já elaborou seu "Plano para a Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19", traçando toda logística, estrutura para o recebimento das vacinas e etapas do processo de imunização, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.
Sobradinho está entre os 188 municípios brasileiros que manifestaram, oficialmente, intenção de adquirir a vacina do Instituto Butantan, mas o órgão já divulgou que somente irá disponibilizar sua produção para o Ministério da Saúde.
"Pela gravidade da situação e no sentido de proteger nossa população, atendendo a maior expectativa das pessoas no mundo inteiro, que é a de se vacinar, chegamos a fazer contato com o Butantan, para adquirir uma quantidade da vacina. No entanto, fomos informados que não haveria disponibilidade para os municípios e estados. Felizmente, o Ministério da Saúde irá atender aos municípios e Sobradinho iniciará a imunização, conforme normas do órgão", informou o Prefeito Regis Cleivys Sampaio Bento.
O gestor municipal se reuniu com a equipe técnica da Secretaria de Saúde para definir o Plano Operacional, ficando definido que, assim que o município receber o lote de vacinas, previsto para a próxima quarta-feira (20), a imunização será iniciada imediatamente. Para isso, a gestão já articulou uma equipe que estará de prontidão para recebimento do lote, com toda segurança e agilidade.
"Assim que nosso lote chegar em Sobradinho, as equipes estarão prontas para iniciar a imunização. Conforme orientação do MS, chegando no tempo previsto, na quarta-feira, iniciaremos a primeira etapa da vacinação para o público prioritário, definido no nosso plano. Então, reafirmo que o município de Sobradinho já está pronto para iniciar a vacinação contra a Covid 19, a partir da próxima quarta feira (20)", informou Cleivynho
De acordo com o prefeito, na primeira etapa serão vacinados os profissionais de saúde, e, em domicílio, idosos acima de 80 anos, que estejam acamados, além dos internos no Abrigo Pedras Preciosas. Posteriormente, a imunização atenderá ao grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde, ou seja, idosos a partir de 75 anos e povos indígenas.
Ainda de acordo com o prefeito, a Secretaria de Saúde vem capacitando os profissionais para a ação de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde e também para o sistema drive thru, para a segunda etapa da imunização.
A Prefeitura de Sobradinho também já conta com um estoque de agulhas e seringas e dispõe de refrigeradores para armazenamento das vacinas, mas já iniciou um processo de aquisição de mais insumos, para reforçar o estoque, informou o prefeito.
A cobertura vacinal irá ocorrer em duas etapas, obedecendo a um intervalo de 21 dias.
“ Então, que a população de Sobradinho fique tranquila quanto ao processo de vacinação, mas continue mantendo as medidas sanitárias, como o distanciamento, o uso de máscaras e evitando aglomerações. Vamos precisar do empenho dos sobradinhenses até que a imunização alcance a uma grande parte da população. Todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a total segurança no ato da vacinação. A gestão municipal, através da Secretaria de Saúde, preparou a logística em todas as sete salas de vacina que estão localizadas nas unidades básicas de saúde do município, e também em outros pontos da cidade que estarão disponibilizando a vacina para o público alvo desta primeira fase. Asseguramos a capacidade da rede de frio para o armazenamento de toda a vacina que será recebida, destinada a Sobradinho", concluiu o prefeito.