Produtores familiares do sertão alagoano têm recebido suporte da Codevasf para melhoria da estrutura de produção. A Companhia tem repassado a agricultores kits de irrigação por gotejamento, compostos por gotejadores, conexões, filtros e reservatório de água. O equipamento provê água para o cultivo e favorece o desenvolvimento da produção, especialmente durante os períodos de estiagem.
A previsão é de que a Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas repasse a produtores familiares do estado 539 kits neste ano. O investimento, realizado com recursos de emenda parlamentar, é de R$ 3,9 milhões.
As famílias atendidas recebem kits com capacidade de irrigar áreas de 0,5 e 1,0 hectare. Até o momento, foram instalados 88 kits (40 de 1,0 hectare e 48 de 0,5 hectare). Desses, 65 kits foram instalados no município de Junqueiro, 21 em Campo Alegre e dois em Teotônio Vilela. Outros municípios do estado serão beneficiados, entre eles Chã Preta, Branquinha, Flexeiras, Viçosa e Olho D’Água do Casado.
De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Joãozinho Pereira, a instalação dos kits permite aumento de produtividade de cerca de 50%, com consequente elevação na renda dos produtores. “Apostamos no aumento da renda familiar por meio do crescimento da produtividade com uso dessa tecnologia de irrigação”, afirma.
A distribuição de kits de irrigação com tecnologia de irrigação por gotejamento integra as ações do Programa de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável e está alinhada com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
Por Ascom Codevasf
Visitas: 19196431
Usuários Online: 1