Agricultores experimentadores, técnicos que atuam com agroecologia no Agreste Setentrional participaram de uma visita técnica no dia 20/02/2025. A atividade foi realizada em uma unidade de experimentação participativa situada na Chã do Pavão, no município de Vertente do Lério - PE, a qual é gerida por Rafael Bezerra que, além de agricultor, é professor de geografia e técnico em agroecologia.
O objetivo deste encontro, facilitado por Wellington Gouveia, técnico do Centro Sabiá de Desenvolvimento Agroecológico, e apoiado pelo Prodeter (Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste), foi disseminar saberes através do manejo de sistemas agroflorestais (SAFs) visando a construção de sistemas de abundância. Segundo Wellington, “a implantação de sistemas agroflorestais é um desafio, porém vem se percebendo que o manejo uma grande dificuldade para os agricultores familiares”.
Deste modo, com base nos princípios da agroecologia, foram expostas práticas sobre podas, cobertura do solo, capina seletiva e plantio de sementes e mudas diversas. Neste contexto, um dos impactos esperados é mover o ciclo de produção da propriedade, garantindo boas possibilidades de soberania alimentar das pessoas e das criações, mas também a sustentabilidade socioambiental da localidade.
O Agente de Desenvolvimento do BNB, no território do Agreste Setentrional, Gernardes Andrade, informou que o próximo encontro do Prodeter no Agreste Setentrional será uma reunião, prevista para março/2025 no município de Feira Nova, com a finalidade de avaliar as primeiras atividades deste trimestre, bem como articular e planejar mais ações 2025.
O Prodeter é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento territorial e local por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região.
Com informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/Gernardes Andrade/BNB
Visitas: 19298529
Usuários Online: 1