O Banco do Nordeste participou nesta quinta-feira, (18/07), do Lançamento do Programa Terra da Juventude no Território do Sertão de Itaparica, o evento ocorreu no Auditório do Instituto Federal - IFSertãoPE – Campus Floresta – PE.
A palestra foi conduzida pelo Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em Pernambuco, Caetano de Carli Viana Costa, que apresentou as linhas e condições de financiamentos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), uma política do MDA na promoção da sucessão rural, que incentiva os jovens produtores e filhos de produtores rurais, bem como aqueles com formação técnica ou superior (profissionais da área das Ciências Agrárias e técnicos oriundos das Escolas Agrotécnicas, Centros Familiares de Formação por Alternância e similares) a investirem na agricultura familiar de qualidade, trazendo inovações tecnológicas e conteúdo de suas formações que, aliados ao acesso à terra, possam garantir a geração de renda e a sua permanência no meio rural com sustentabilidade.
O Banco do Nordeste foi representado pelo Gerente Geral, da agência de Floresta-PE, Glewbber Mourato, que fez uma explanação do fluxo do agente financeiro, do recebimento da proposta, análise da documentação, financeira e risco de crédito, contratação e registro do contrato no cartório. Também contou com a presença do Agente de Desenvolvimento do BNB e coordenador do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter-BNB) , Adelmo Azevedo.
O evento contou com apoio do Diretor Geral do IF-Sertão-PE Campus Floresta, Iran Torquato, da Pró-reitora de Extensão, Adeisa Guimaraes e equipe de apoio, Profº Danilo Pereira.
Também contou com apoio do Coordenador do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Sertão de Itaparica, Adimilson Nunis de Souza, e Diretor de Política da Fetape, da Assessora Educacional da Fetape no Polo Submédio São Francisco, Neuma Maria dos Santos. Além do Gerente de Ações Fundiárias, Ivison de Souza Silva, do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco – ITERPE.
O evento também contou com as presenças do Presidente da Coopercapri, Edmir Souza, do técnico em agropecuária, ex-aluno do IFSertãoPE, Matheus Leal, cursando 7º período de engenharia agronômica da UNIVASF, representantes dos STR’s, Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rurais Sustentáveis (CMDRS) e Secretarias de Agriculturas dos municípios do Polo do Sertão de Itaparica, que abrange Floresta, Carnaubeira da Penha, Petrolândia, Tacaratu, Jatobá, Itacuruba e Belém do São Francisco.
Sendo transmitido pela rede de internet via Meet pela equipe do IFSertãoPE, contou com a participação do Coordenador da Rota do Cordeiro, Edmundo Gomes (SDA/PE), do representante da Comunidade Quilombola de Petrolândia, João Paulo da Silva, além da participação de jovens interessados no Programa.
Com informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/BNB