O Banco do Nordeste participou no dia 18/01/2024, às 19hs de oficina sobre Escrituração Zootécnica no manejo de caprinos e ovinos, realizada no Centro Cultural de Petrolândia, Sertão de Itaparica Pernambuco.
A oficina foi uma demanda dos produtores da ASCCOPETRO – Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Petrolândia, é uma realização do IF – Instituto Federal, Campus Sertão Floresta Pernambuco, e teve como principal objetivo a discussão sobre escrituração zootécnica, como realizá-la e sua importância para o sistema produtivo.
A oficina foi conduzida pela zootecnista e extensionista, Michele Araújo Novaes Leal, colaboradora da equipe do Núcleo de Informações Tecnológicas – NIT, do IF-Sertão Campus Floresta - PE , que apresentou formas práticas de se realizar o controle zootécnico de forma personalizada na propriedade rural, através de exemplos tanto físicos (planilhas impressas) quanto virtuais, com apresentação programas e aplicativos que podem ser utilizados pelo produtor rural. “A escrituração zootécnica compreende as anotações de controle do rebanho, com fichas individuais para cada animal, contendo sua genealogia, ocorrências e desempenho”, concluiu Michelle Novaes.
O presidente da ASCCOPETRO, Gualter Baldi, destacou que o controle zootécnico permite ao produtor melhores condições de trabalho, facilitando todo o manejo e auxiliando nas tomadas de decisão, o que influenciará diretamente na lucratividade, minimizando riscos e prejuízos ao longo do processo produtivo.
O Banco do Nordeste, foi representado pelo Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo, do polo Sertão de Itaparica, agência de Floresta - PE. “Destacou a importância desses encontros roda de conversa, que proporciona conhecer as diferentes realidades e experiências dos produtores, com o compartilhamento de informações, proposta e sugestões, que possibilitará o planejamento de novas ações que servirão de base para o novo Plano de Ação Territorial, do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste – (PRODETER) . A exemplo a inclusão no cardápio da Rota do Turismo de Petrolândia e região, a Indicação Geográfica da carne caprina e ovina, e potencializar ações institucionais para obtenção do selo para a Certificação Federal, condizentes com os padrões do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA)”, conclui Adelmo Azevedo.
Informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/BNB.